SEQUÊNCIA DIDÁTICA – PLANEJAMENTO I
EEEF Clube do Bosque
Professora:
Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno:
2º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 6 de fevereiro a 10 de fevereiro
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 10 AULAS
Livro
Uma história de Amor
1. Conteúdo:
*Leitura e
recontagem, roda de conversa
2. Descrições/ Objetivos:
*
desenvolver um tipo de imaginação e criatividade complexos e duradouros,
diferentes daqueles advindos do cinema e da televisão, através da observação,
interpretação, discussão e verbalização da sequência de gravuras de livros de
imagens;
*
mostrar livremente seus sentimentos, a partir do envolvimento que a história
proporciona;
*
emitir livremente suas opiniões e a respeitar opiniões diferentes das suas,
através da participação ativa em situações de linguagem oral.
3.
competência / habilidades:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE
RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O
AUTO-CONHECIMENTO.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR
INFORMAÇÕES.
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. Estratégias
e recursos da aula
Motivação
para a leitura
Diálogo
sobre o conteúdo da letra:
Canto
conjunto e/ou individual da música.
Leitura
do Livro:
Conversa
informal com os alunos:
Por
se tratar de uma história de imagens, a professora poderá apresentar o livro em
data show, retroprojetor ou distribuir um volume para cada aluno.
Os
alunos irão interpretando as figuras que representam a sequência da história e
emitindo suas opiniões. Durante esse processo, eles deixarão fluir suas
emoções, por se tratar de uma história que retrata um fato rotineiro do
cotidiano. Trata-se de um grande amor entre um lápis cor de rosa e um azul que
não resiste “até à morte”. Desmancha-se ante o surgimento de um terceiro lápis,
que despertou a paixão do azul e fez com que o cor de rosa abandonasse o lar.
E
o final? O final é surpreendente e suscita diferentes leituras possíveis para o
drama vivido pelo casal durante a história, o que permitirá a reflexão e o
confronto das ideias. Os alunos se envolvem no enredo da história e,
por isso, emitem livremente suas ideias, sem inibição.
Produção
de texto compartilhada e escrito
Sentados
em grupos de três, os alunos criarão, por escrito, o texto para a história que
acabaram de ler, revezando-se: um descreve uma página e passa para o colega. E
assim vão procedendo até o final do livro. Uma ilustração caprichada também
deverá ser feita no trabalho.
A
professora corrigirá as produções e os alunos vão passá-las a limpo,
compartilhando novamente o trabalho. Depois serão expostas no mural para que
todos possam apreciá-las.
Trabalhando
a referência bibliográfica
Os
alunos farão uma leitura da capa do livro e anotarão em seus cadernos:
Título
do livro: História de amor
Autora:
Regina Coeli Rennó
Editora:Lê
5 . Avaliação
Durante
todas as atividades, a professora incentivará a participação dos alunos,
auxiliando-os e observando:
· O
interesse pela música.
· A
participação ativa da produção oral coletiva da história.
· A
emissão de opiniões, questionamentos, concordâncias ou discordâncias oportunas.
· O
envolvimento nos trabalhos de grupo de maneira cooperativa.
· A
produção eficiente de textos, considerando-se o nível de aprendizagem em que se
encontram.
· A
participação nos trabalhos de maneira prazerosa.
Sequência Didática – Planejamento II
EEEF Clube do Bosque
Professora:
Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno:
2º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 5 de
março a 9 de março
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 10 AULAS
1. Conteúdo
Filmoteca: A bela e a fera
1º dia
Exibição do filme: “A Bela e a Fera”
2º dia
Pintura coletiva com guache
Reprodução gráfica da história
“A Bela e a Fera”
3º dia
Música do filme para ler, ouvir e
cantar - “A Bela e a fera”
Sentimentos são fáceis de mudar
Mesmo entre quem não vê que alguém pode ser seu par
Basta um olhar que o outro não espera
Para assustar e até perturbar, mesmo a Bela e a Fera
Mesmo entre quem não vê que alguém pode ser seu par
Basta um olhar que o outro não espera
Para assustar e até perturbar, mesmo a Bela e a Fera
Sentimento assim, sempre é uma surpresa
Quando ele vem nada o detém
É uma chama acesa
Sentimentos vem para nos trazer
Novas sensações, doces emoções
E um novo prazer
Numa estação como a primavera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Quando ele vem nada o detém
É uma chama acesa
Sentimentos vem para nos trazer
Novas sensações, doces emoções
E um novo prazer
Numa estação como a primavera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Sentimento assim, sempre é uma surpresa
Quando ele vem nada o detém
É uma chama acesa
Numa estação como a primavera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Quando ele vem nada o detém
É uma chama acesa
Numa estação como a primavera
Sentimentos são como uma canção para a Bela e a Fera
Atividades
1. Ler, ouvir e cantar
2. Roda de conversa sobre sentimentos
3. Acróstico com a palavra FELICIDADE
4º dia
Atividade: Acróstico com o nome
Felicidade
Bela é uma jovem sonhadora que vive
sonhando com a felicidade.
Quantas palavras você consegue formar
coma palavra felicidade
F____________________________
E____________________________
L____________________________
I_____________________________
C_____________________________
I______________________________
D______________________________
A______________________________
A______________________________
D______________________________
E______________________________
5º dia
Informações sobre o filme:
“A Bela e a Fera”
Título original: (Beauty and the Beast)
Lançamento: 1991 (EUA)
Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise
Atores: Paige O'Hara, Bobby Benson, Richard
White, Jerry Orbach.
Duração: 84 min
Gênero: Animação
Status: Arquivado
Sinopse
Em uma pequena aldeia da França
vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da
localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é
cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do
lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma
pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira
demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por
lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando
prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi
amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente
que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz
um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para
sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá
vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode
ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar
alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido,
pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser
mais desfeito.
Sequência Didática – Planejamento III
EEEF Clube do Bosque
Professora:
Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno:
2º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 4 de abrial
Número de dias: 1 dias
número de aulas: 2 AULAS
1. Conteúdo
Pinturas em tela
2. Atividades
Reprodução da pintura de Vincent Van
Gogh – O quarto
3. A história de Van Gogh
A obra de Van Gogh (1853-1890), um dos maiores
mestres da história da arte de todos os tempos, estabeleceu as bases da pintura
do século XX. Mais ousado do que os impressionistas, o holandês chegou a
expressar seus sentimentos por meio de uma representação totalmente subjetiva da realidade. De difícil classificação, cronologicamente sua obra pode ser considerada pós-impressionista.
expressar seus sentimentos por meio de uma representação totalmente subjetiva da realidade. De difícil classificação, cronologicamente sua obra pode ser considerada pós-impressionista.
Além de trabalhar nas filiais de Londres e Haia da
empresa de arte Goupil & Cia., Van Gogh também exerceu a profissão do pai,
que era pastor laico na Bélgica e em algumas cidades da Inglaterra. Finalmente,
em 1880, decidiu abandonar suas antigas profissões e dedicar-se à pintura,
mudando-se para Paris. Lá, graças ao irmão Theo, que trabalhava como
comerciante de arte, logo fez contatos importantes.
Ao conhecer a obra de Toulouse-Lautrec, Pissarro e
os outros impressionistas, a produção de Van Gogh, até então sombria e
melancólica (Os Comedores de Batatas) sofreu uma mudança radical. Interessou-se
também pelas gravuras japonesas com suas cenas urbanas. O pintor holandês
compreendeu então o objetivo de seus
quadros. Sua paleta de cores se ampliou para tonalidades estrepitosas que iam além da representação da natureza – ondulando na tela elas expressavam o estado do artista no momento de captá-las. Usava a cor
como meio de comunicação, algo que depois fauvistas e expressionistas levariam às últimas conseqüências.
quadros. Sua paleta de cores se ampliou para tonalidades estrepitosas que iam além da representação da natureza – ondulando na tela elas expressavam o estado do artista no momento de captá-las. Usava a cor
como meio de comunicação, algo que depois fauvistas e expressionistas levariam às últimas conseqüências.
Em 1888, Van Gogh se instalou em Arles, para poder
observar de perto os matizes da natureza. Um ano depois, Gauguin viria
juntar-se a ele, e Theo é que iria ajudá-los a sobreviver. Mas o temperamento
de ambos
tornou a convivência muito difícil, e Gauguin resolveu ir embora. O holandês chegou a decepar um pedaço da própria orelha e o deu de presente a uma prostituta amiga de ambos.
tornou a convivência muito difícil, e Gauguin resolveu ir embora. O holandês chegou a decepar um pedaço da própria orelha e o deu de presente a uma prostituta amiga de ambos.
São dessa época seus famosos quadros de interiores,
embora se deva dizer que Van Gogh nunca deixou de lado a temática do trabalho
no campo, um das razões de sua admiração por Millet. Não se passou muito
tempo, e o pintor sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos em Saint-Remy. Apesar disso, continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em dezenove meses. Paradoxalmente, foi a época em que criou suas obras mais admiráveis e geniais: Os Girassóis e Os Lírios, para citar algumas. Ao deixar o hospital, o pintor soube que sua pintura estava sendo avaliada em Paris. Um ano
depois se suicidou. Atualmente, suas obras alcançam cifras astronômicas no mercado de arte.
tempo, e o pintor sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos em Saint-Remy. Apesar disso, continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em dezenove meses. Paradoxalmente, foi a época em que criou suas obras mais admiráveis e geniais: Os Girassóis e Os Lírios, para citar algumas. Ao deixar o hospital, o pintor soube que sua pintura estava sendo avaliada em Paris. Um ano
depois se suicidou. Atualmente, suas obras alcançam cifras astronômicas no mercado de arte.
4. Outras obras de Vincent Van Gogh
Sequência Didática – Planejamento IV
EEEF Clube do Bosque
Professora:
Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno:
2º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 23 de abril a 27 de abril de 2012
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 10 AULAS
1. Conteúdo:
*Leitura na alfabetização inicial
2. Descrições/ Objetivos:
- Refletir sobre o
funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias
de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação
e verificação).
- Estabelecer
correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
- Usar o conhecimento
sobre o valor sonoro da letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria
com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
3.
competência / habilidades:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE
RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O
AUTO-CONHECIMENTO.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR
INFORMAÇÕES.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS
EXISTENTES ENtre a grafia das palavras e organização das frases..
*TER CONHECIMENTOS SOBRE a órdem das músicas e a grafia das palavras.
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. Desenvolvimento / fases:
*1ª etapa - Selecionar canções já apresentadas
e distribua uma cópia para cada criança.
*2ª etapa - Informar onde se inicie o texto e
propor que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo
enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
*3ªetapa - Peça que procurem algumas palavras e
socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que
justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava
escrito. Nessas atividades são utilizados canções que já se sabe de cor para
antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para
verificar escolhas.
*4ªetapa - Uma variação da atividade é entregar
as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas,
utilizando pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
*5ª etapa - atividades de completar as canções
com palavras soltas, utilizando pistas gráficas. Completar a música com todas
as palavras soltas para serem ordenadas.
6. Tempo Estimado:
*Duas aulas diárias com tempo estimado de 55
minutos.
7. Materiais utilizados:
*músicas apresentadas no decorrer do ano.
*músicas apresentadas no decorrer do ano.
8. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS
DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*CRIATIVIDADE E EXECUÇÃO dAS
atividades.
8. BIBLIOGRAFIA:
*registro das atividaes
diárias.
*Músicas apresentadas no
decorrer do ano.
*Livro didático.
Sequência Didática – Planejamento V
EEEF Clube do Bosque
Professora:
Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno: 2º
ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 7 de maio a 11 de maio de 2012
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 10 AULAS
1. Conteúdo:
*Lista de Brinquedos e brincadeiras.
2. Descrições/ Objetivos:
*Refletir sobre o funcionamento do sistema
alfabético de escrita.
*Acionar estratégias de leitura que permitam
descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
*Estabelecer correspondência entre a pauta
sonora e a escrita das palavras.
*Usar o conhecimento sobre o valor sonoro da
letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor
sonoro convencional (quando ainda não sabido).
3.
competência / habilidades:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE
RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O
AUTO-CONHECIMENTO.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR
INFORMAÇÕES.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS
EXISTENTES ENtre a grafia das palavras e organização das frases..
*TER CONHECIMENTOS SOBRE a
grafia das palavras.
*REALIZAR ATIVIDADES
INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. Desenvolvimento / fases:
*Selecionar brinquedos e brincadeiras já conhecidos e distribua uma cópia com a
lista para cada criança.
*Informar onde se inicie a lista e propor que
todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto lêem. O
desafio será ajustar o falado ao escrito.
*Peça que procurem algumas palavras e
socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que
justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava
escrito. Nessas atividades são utilizados palavras que já se sabe de cor para antecipar o que
está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
*Uma variação da atividade é entregar a lista recortadas em versos ou em palavras e pedir
que sejam ordenadas, utilizando pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
5. Tempo Estimado:
*Duas aulas diárias com tempo estimado de 55
minutos.
6. Materiais utilizados:
*Listas de brinquedos e brincadeiras sugeridas pelas crianças.
*Listas de brinquedos e brincadeiras sugeridas pelas crianças.
7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS
DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*Registrto
das atividades diárias.
8. BIBLIOGRAFIA:
*Lista de atividades
apresentadas pelas crianças.
*Livro didático.
Sequência Didática – Planejamento VI
EEEF Clube do
Bosque
Professora: Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/
Turno: 2º ano A matutino
Área de
conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 4 de
junho a 6 de junho
Número de
dias: 3 dias
número de
aulas: 3 AULAS
1. Conteúdo:
. Importancia
dos limites
2. Descrições/ Objetivos:
. Estipular limites para um filho, com bom senso, é prepará-los para
conviver com o mundo, e com as frustrações que fazem parte da realidade da
vida.
.
. . As frustrações quando ocorrem de
forma não intensa e nem excessiva, promovem um exercício para o "EU",
que permite o desenvolvimento da criatividade, integração e etc. É necessário
que os limites impostos pelos pais possam ser explicados para os filhos.
. . . Educar sem apresentar razões apenas
insistindo, "porque sim", "porque a mãe mandou" não é uma
boa maneira de auxiliá-los a lidar com a frustração.
. É importante ter uma afinidade entre as orientações dadas pelo pai e
pela mãe.
. É muito ruim para os filhos quando recebem dos pais orientações muito
diferentes e contraditórias.
. Educar sempre envolve erros e acertos.
. Não há uma receita infalível para transformar os filhos em pessoas
felizes e bem sucedidas.
. É errado exigir, que os filhos sigam a risca as orientações dos pais,
assim como é errado não dar nenhuma orientação.
. A pior coisa que pode ocorrer com uma criança é ser deixada à própria
sorte.
.
Nenhuma pessoa é capaz de educar a si mesma e preparar-se sozinha para os
desafios da vida adulta.
.
O diálogo e o interesse pela criança é sempre um bom aliado.
. Não adianta impor limites sem conversar e demonstrar afeto pela
criança. .
É importante para uma resposta satisfatória da criança aos limites impostos,
que haja uma boa qualidade de relação.
3.
competência / habilidades:
. reconhecer a importancia dos limites para a vida diária da criança,
tanto na escola, quanto na sociedade e na família.
. reconhecer e identificar atitudes que valorizem a importancia dos
limites
4. Desenvolvimento / fases:
.
conversa dirigida / roda de conversa
. texto informativo
.
confecção de cartaz
. desenhos livre .
pesquisa entre os familiares como era antigamente e como deveria ser hoje
.
recorte e colagens de gravuras que representem as importancia de ser ter limites.
5. atividades previstas / dias :
. texto
informativo:
CRIANÇA PRECISA DE LIMITES
QUE A PROTEJAM.
DAR LIMITES É...
-Ensinar que os direitos são iguais para todos.
-Ensinar que existem OUTRAS pessoas no mundo.
-Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.
-Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.
-Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta.
-Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.
-Fazer a criança ver o mundo com uma conotação social (con-viver) e não apenas psicológica (o meu desejo e o meu prazer são as única coisas que contam).
-Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade (a criança que hoje aprendeu a esperar sua vez de ser servida à mesa amanhã não considerará um insulto pessoal esperar a vez na fila do cinema ou aguardar três ou quatro dias até que o chefe dê um parecer sobre sua promoção).
-Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).
-Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.
-Saber discernir entre o que é uma necessidade dos filhos e o que é apenas desejo.
-Compreender que direito à privacidade não significa falta de cuidado, descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e atitudes dos filhos, dentro e fora de casa.
-Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:
Dar exemplo!
Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.
DAR LIMITES NÃO É...
-Bater nos filhos para que eles se comportem.
-Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar.
-Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.
-Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.
-Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".
-Gritar com as crianças para ser atendido.
-Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.
-Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.
-Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança.
-Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas, desde que, evidentemente, este "não" tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais.
-O que provoca traumas e problemas emocionais é, em primeiro lugar, a falta de amor e carinho, seguida de injustiça, violência física.
-Bater nos filhos é uma forma comum de violência física, que, em geral, começa com a palmadinha leve no bumbum.
Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.
6. Materiais utilizados:
texto para pesquisa:
Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.
Papéis variados.
Colagem ,Lápis ,Algodão
Texto extraído livro Limites Sem Trauma (Construindo Cidadãos), de Tânia Zagury.
Papéis variados.
Colagem ,Lápis ,Algodão
7. AVALIAÇÃO:
. participação de todos na
leitura
. Conseguiram se expressar através do desenho e outras atividades
8. BIBLIOGRAFIA:
. pesquisa na internet
Sequência Didática – Planejamento Vii
EEEF Clube do
Bosque
Professora: Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/
Turno: 2º ano A matutino
área de
conhecimento: ciências da natureza
período: 2 de
julho a 6 de julho
Número de
dias: 5 dias
NÚMERO DE
AULAS: 5 AULAS
1. Conteúdo:
. Água - Natureza
e sociedade
2. Descrições/ Objetivos:
. Estabelecer algumas relação entre o meio ambiente e as formas de vida
que ali se estabelecem,valorizando a sua importância para a preservação das
espécie e para a qualidade da vida humana.
3. Competências/ Habilidades:
. Fenômeno da natureza (estabelecimento de relações entre os fenômenos da
natureza de diferentes regiões (chuvas)e as formas de vida dos grupos sociais
que ali vivem.
4. Desenvolvimento / fases:
. Levantamento de hipótese.
1. Você tem medo de chuva?
2. Vamos fazer o barulho da chuva?
Para ouvir o barulho da chuva bater dois dedos na palma da mão bem rápida.
3. Você tem medo de trovão?
Vamos imitar o trovão?
4. O que podemos fazer para nos proteger da chuva?
5. Quem já foi passear num dia de chuva?
6. Brincar de chuvinha com a mangueira.
7. Você gosta de chuva ou sol?
8. Você pode viver sem água?
9. Onde você utiliza água?
10. Quem mais precisa de água?
11. Listar os prejuízos das chuvas.
12. Listar os benefícios da chuva.
Comentar com se forma a chuva contando uma história muito interessante.
1. Você tem medo de chuva?
2. Vamos fazer o barulho da chuva?
Para ouvir o barulho da chuva bater dois dedos na palma da mão bem rápida.
3. Você tem medo de trovão?
Vamos imitar o trovão?
4. O que podemos fazer para nos proteger da chuva?
5. Quem já foi passear num dia de chuva?
6. Brincar de chuvinha com a mangueira.
7. Você gosta de chuva ou sol?
8. Você pode viver sem água?
9. Onde você utiliza água?
10. Quem mais precisa de água?
11. Listar os prejuízos das chuvas.
12. Listar os benefícios da chuva.
Comentar com se forma a chuva contando uma história muito interessante.
5.
Atividades Previstas/ dias:
A GOTINHA INTELIGENTE:
EM UM LAGO VIVIAM MUITA GOTINHAS DE ÁGUA.
NUM CERTO DIA O SOL ESTAVA MUITO QUENTE ELAS RESOLVERAM SAIR PARA PASSEAR.
(EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).E VOARAM PELO AR SUBIRAM... SUBIRAM....
FAZER UM LAGO BEM BONITO.
UMA DELAS DISSE:
FICAR JUNTAS PARA NÃO NOS PERDERMOS E TODAS CONCORDARAM DANDO AS MÃOS.
(FORMAÇÃO DAS NUVENS).
ERAM MUITAS GOTINHAS JUNTAS GIRANDO GIRANDO...(MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS)
ELAS CAMINHAVAM E ENCONTRAVAM MAIS GOTINHAS DE ÁGUA.
VAMOS DESENHAR MUITAS NUVENS.
DE REPENTE, UMA DELAS DISSE:
JÁ ESTÁ FICANDO TARDE!
VAMOS VOLTAR PARA O LAGO?
E TODAS DESCERAM JUNTAS EM FORMA DE CHUVA (FORMAÇÃO DE CHUVA)
DESENHE AS GOTINHAS CAINDO NOVAMENTE NO LAGO.
CANTAR A MÚSICA
Patinho na chuva. (ciranda cirandinha)
Cai a chuva plec,plec...
Cai a chuva de mansinho
E o patinho amarelinho
O seu banho vai tomar
Esfrega aqui ,esfrega ali.
E o patinho não se cansa.
De na chuva se lavar.
Quá,qua,qua.. Quá,quá,quá,quá.
(FAZ DE CONTA)
Pedir para as crianças peguem uma folha de sulfite e fazer de conta que estão tomando banho, esfregando todas as partes do corpo (música do chuveiro)
Chuveiro, Chuveiro
Não faz assim comigo
Chuveiro, Chuveiro,
Não molhe seu amigo.
Se eu fosse o Totó
Não precisava me secar
Era só me chacoalhar.(fazer igual cachorrinho)balançar o corpo.
EXPERIÊNCIA MOSTRAR A VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA.
1-Uma chaleira aquecida ,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.
Levantar a tampa da chaleira e mostrar as gotinhas de água que ficam nela é como se fosse a chuva.
2-Um saquinho plástico com água fechado exposto ao sol (o saquinho facará embaçado isto comprova a evaporação da água).
3-Macarrão dançarino.
Uma vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre(oxigênio se desprenderá e irá se juntar o macarrão cru, fazendo que este se movimenta.
6. Materiais:utilizados:
EM UM LAGO VIVIAM MUITA GOTINHAS DE ÁGUA.
NUM CERTO DIA O SOL ESTAVA MUITO QUENTE ELAS RESOLVERAM SAIR PARA PASSEAR.
(EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).E VOARAM PELO AR SUBIRAM... SUBIRAM....
FAZER UM LAGO BEM BONITO.
UMA DELAS DISSE:
FICAR JUNTAS PARA NÃO NOS PERDERMOS E TODAS CONCORDARAM DANDO AS MÃOS.
(FORMAÇÃO DAS NUVENS).
ERAM MUITAS GOTINHAS JUNTAS GIRANDO GIRANDO...(MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS)
ELAS CAMINHAVAM E ENCONTRAVAM MAIS GOTINHAS DE ÁGUA.
VAMOS DESENHAR MUITAS NUVENS.
DE REPENTE, UMA DELAS DISSE:
JÁ ESTÁ FICANDO TARDE!
VAMOS VOLTAR PARA O LAGO?
E TODAS DESCERAM JUNTAS EM FORMA DE CHUVA (FORMAÇÃO DE CHUVA)
DESENHE AS GOTINHAS CAINDO NOVAMENTE NO LAGO.
CANTAR A MÚSICA
Patinho na chuva. (ciranda cirandinha)
Cai a chuva plec,plec...
Cai a chuva de mansinho
E o patinho amarelinho
O seu banho vai tomar
Esfrega aqui ,esfrega ali.
E o patinho não se cansa.
De na chuva se lavar.
Quá,qua,qua.. Quá,quá,quá,quá.
(FAZ DE CONTA)
Pedir para as crianças peguem uma folha de sulfite e fazer de conta que estão tomando banho, esfregando todas as partes do corpo (música do chuveiro)
Chuveiro, Chuveiro
Não faz assim comigo
Chuveiro, Chuveiro,
Não molhe seu amigo.
Se eu fosse o Totó
Não precisava me secar
Era só me chacoalhar.(fazer igual cachorrinho)balançar o corpo.
EXPERIÊNCIA MOSTRAR A VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA.
1-Uma chaleira aquecida ,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.
Levantar a tampa da chaleira e mostrar as gotinhas de água que ficam nela é como se fosse a chuva.
2-Um saquinho plástico com água fechado exposto ao sol (o saquinho facará embaçado isto comprova a evaporação da água).
3-Macarrão dançarino.
Uma vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre(oxigênio se desprenderá e irá se juntar o macarrão cru, fazendo que este se movimenta.
6. Materiais:utilizados:
Livros para pesquisa:
A gotinha inteligente.
Fita de vídeo(chuá chuaágua.
Papéis variados.
Colagem ,Lápis ,Algodão
A gotinha inteligente.
Fita de vídeo(chuá chuaágua.
Papéis variados.
Colagem ,Lápis ,Algodão
7. AVALIAÇÃO:
. Houve participação de
todos na experiência? Conseguiram se expressar através do desenho?
8. BIBLIOGRAFIA:
. chuá,chuaágua: www. tvcultura.com.br
Coleção carrossel pré-escola.Terceiro estágio
Autora Erdna Perugine Nahum.
Coleção carrossel pré-escola.Terceiro estágio
Autora Erdna Perugine Nahum.
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