O conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento surge
no final dos anos 60, derivado especialmente dos trabalhos de M. Rutter e D.
Cohen. Ele traduz a compreensão do autismo como um transtorno do
desenvolvimento.
O autismo é explicado e descrito como um conjunto de
transtornos qualitativos de funções envolvidas no desenvolvimento humano. Esse
modelo explicativo permitiu que o autismo não fosse mais classificado como
psicose infantil, termo que acarretava um estigma para as famílias e para as
próprias crianças com autismo. Além disso, o modelo permite uma compreensão
adequada de outras manifestações de transtornos dessas funções do
desenvolvimento que, embora apresentem semelhanças, constituem quadros
diagnósticos diferentes. A compreensão dos transtornos classificados como TGD,
a partir das funções envolvidas no desenvolvimento, aponta perspectivas de
abordagem, tanto clínicas quanto educacionais, bastante inovadoras, além de
contribuir para a compreensão dessas funções no desenvolvimento de todas as
crianças.
O Transtorno Global do Desenvolvimento não diz respeito
apenas ao autismo. Sob essa classificação se descrevem diferentes transtornos
que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas qualitativamente. São
eles:
.Autismo;
.Síndrome de Rett;
.Transtorno ou Síndrome de Asperger;
.Transtorno Desintegrativo da Infância;
.Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra
especificação.
Com base no Manual de diagnóstico e estatística de
transtornos mentais (DSM.IV), elaboro a seguinte síntese.
Autismo:
Características
principais:
Prejuízo no desenvolvimento da interação social e da
comunicação. Pode haver atraso ou ausência do desenvolvimento da linguagem.
Naqueles que a possuem, pode haver uso estereotipado e repetitivo ou uma
linguagem idiossincrática. Repertório restrito de interesses e atividades.
Interesse por rotinas e rituais não funcionais.
Idade de Manifestação
Antes dos 3 anos de idade: Importante para o diagnóstico
diferencial. Prejuízo no funcionamento ou atrasos em pelo menos 1 das 3 áreas:
Interação social; Linguagem para comunicação social; Jogos simbólicos ou
imaginativos.
Síndrome de Rett:
Características principais
Desenvolvimento de múltiplos déficits específicos após um
período de funcionamento normal nos primeiros meses de vida. Desaceleração do
crescimento do perímetro cefálico. Perda das habilidades voluntárias das mãos
adquiridas anteriormente, e posterior desenvolvimento de movimentos
estereotipados semelhantes a lavar ou torcer as mãos. O interesse social
diminui após os primeiros anos de manifestação do quadro, embora possa se
desenvolver mais tarde. Prejuízo severo do desenvolvimento da linguagem
expressiva ou receptiva.
Idade de Manifestação:
Primeiras manifestações após os primeiros 6 a 12 meses de
vida. Prejuízos funcionais do desenvolvimento dos 6 meses aos primeiros anos de
vida.
Importante para o diagnóstico diferencial
Presença de crises convulsivas. Desaceleração do crescimento
do perímetro cefálico.
Transtorno de
Asperger:
Características principais
Prejuízo persistente na interação social. Desenvolvimento de
padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
Idade de Manifestação
Tem início mais tardio do que o Autismo ou é percebido mais
tarde (entre 3 e 5 anos). Atrasos motores ou falta de destreza motora podem ser
percebidos antes dos 6 anos.
Importante para o diagnóstico diferencial
Diferentemente do Autismo, podem não existir atrasos
clinicamente significativos no desenvolvimento cognitivo, na linguagem, nas
habilidades de autoajuda apropriadas à idade, no comportamento adaptativo, à
exceção da interação social, e na curiosidade pelo ambiente na infância.
Transtorno
Desintegrativo da Infância:
Características principais
Regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento,
após um desenvolvimento normal constituído de comunicação verbal e não verbal,
relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo apropriado para a
idade. As perdas clinicamente significativas das habilidades já adquiridas em
pelo menos duas áreas: linguagem expressiva ou receptiva, habilidades sociais
ou comportamento adaptativo, controle intestinal ou vesical, jogos ou
habilidades motoras. Apresentam déficits sociais e comunicativos e aspectos
comportamentais geralmente observados no Autismo.
Idade de Manifestação
Após 2 anos e antes dos 10 anos de idade.
Importante para o diagnóstico diferencial
O transtorno não é melhor explicado pelo Autismo ou
Esquizofrenia. Excluídos transtornos metabólicos e condições neurológicas.
Muito raro e muito menos comum do que o Autismo.
Transtorno Global do
Desenvolvimento sem outra especificação:
Características principais
Existe prejuízo severo no desenvolvimento da interação
social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não verbal ou
comportamentos, interesses e atividades estereotipados.
Importante para o diagnóstico diferencial
Quando tais características estão presentes, mas não são
satisfeitos os critérios diagnósticos para um Transtorno Global do
Desenvolvimento ou para outros quadros diagnósticos como Esquizofrenia, Transtorno
da Personalidade Esquizotípica ou Transtorno da Personalidade Esquiva.
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