A Evolução da Educação no Brasil
Da estadualização à municipalização do Ensino
A estrutura e a organização da Educação escolar no
Brasil
Creio que o Brasil possui profissionais competentes e capazes
de realizar um excelente trabalho dentro da educação, trabalho inovador capaz
de modificar a realidade desse país, necessitamos entrar com mais afinco neste
mérito e realmente parar de apontar culpados, a hora é de mudança e
transformação da sociedade! Nós fazemos parte dessa história de transformação,
somos agentes transformadores, temos em nossas mãos o maior instrumento de mudança,
a educação.
O Brasil alcançou consideráveis avanços na educação se
comparado a vários países do mundo. A matricula e frequência escolar no Ensino Fundamental aumentou como mostrado
na tabela do MEC/ INEP/ SEEC nos últimos anos eliminando as desigualdades que
antes existiam nas regiões brasileiras, mas ainda há muito a ser feito na
educação, nas áreas da educação Infantil oferecido pelas prefeituras e Ensino Médio que é prioridade do Estado.
Se faz necessário uma melhoria da qualidade do Ensino Brasileiro,
apesar das muitas mudanças ocorridas em nosso estado e no país. O Saeb aponta
índices críticos no nordeste do país, embora as desigualdades terem sido
diminuídas.
O direito a educação deve proporcionar condições de
permanência dos alunos na escola, uma aprendizagem de qualidade e conclusão da
escolarização, sendo assim o Plano Nacional de Educação e as políticas
educacionais desempenham um papel fundamental que levará o país a alcançar seus
objetivos.
Os dirigentes municipais, estaduais e federais tem desempenhado
sua função de forma a apoiar o crescimento dos índices de alunos matriculados
em nossas escolas criando órgãos competentes para avaliar as instituições de
ensino como os Conselhos Municipais de Educação, Conselhos Escolares e formação
dos diretores de escolas, assim também como
as entidades mantenedoras, tem enviado verbas com fins em auxiliar o
trabalho das escolas.
Os conteúdos são organizados em torno de três eixos
transversais: a educação como agente propulsor do desenvolvimento local, regional
e nacional; a qualidade social da educação e a gestão democrática como caminho
condutor de novas práticas do poder público. São apresentados em três
estratégias distintas: encontros presenciais de formação, estratégias de ensino
a distância e ambiente para identificação, avaliação disseminação de
experiências inovadoras em gestão educacional no nível municipal. Essas
iniciativas são implementadas com algumas parcerias e demais parceiros do
programa.
Por: Alcibere Valentim de Oliveira
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