terça-feira, 24 de julho de 2012

A Evolução da Educação no Brasil


A Evolução da Educação no Brasil
Da estadualização à municipalização do Ensino
A estrutura e a organização da Educação escolar no Brasil

 

Creio que o Brasil possui profissionais competentes e capazes de realizar um excelente trabalho dentro da educação, trabalho inovador capaz de modificar a realidade desse país, necessitamos entrar com mais afinco neste mérito e realmente parar de apontar culpados, a hora é de mudança e transformação da sociedade! Nós fazemos parte dessa história de transformação, somos agentes transformadores, temos em nossas mãos o maior instrumento de mudança, a educação.
O Brasil alcançou consideráveis avanços na educação se comparado a vários países do mundo. A matricula e frequência escolar  no Ensino Fundamental aumentou como mostrado na tabela do MEC/ INEP/ SEEC nos últimos anos eliminando as desigualdades que antes existiam nas regiões brasileiras, mas ainda há muito a ser feito na educação, nas áreas da educação Infantil oferecido pelas prefeituras  e Ensino Médio que é prioridade do Estado.
Se faz necessário uma melhoria da qualidade do Ensino Brasileiro, apesar das muitas mudanças ocorridas em nosso estado e no país. O Saeb aponta índices críticos no nordeste do país, embora as desigualdades terem sido diminuídas.
O direito a educação deve proporcionar condições de permanência dos alunos na escola, uma aprendizagem de qualidade e conclusão da escolarização, sendo assim o Plano Nacional de Educação e as políticas educacionais desempenham um papel fundamental que levará o país a alcançar seus objetivos.
Os dirigentes municipais, estaduais e federais tem desempenhado sua função de forma a apoiar o crescimento dos índices de alunos matriculados em nossas escolas criando órgãos competentes para avaliar as instituições de ensino como os Conselhos Municipais de Educação, Conselhos Escolares e formação dos diretores de escolas, assim também como  as entidades mantenedoras, tem enviado verbas com fins em auxiliar o trabalho das escolas.
Os conteúdos são organizados em torno de três eixos transversais: a educação como agente propulsor do desenvolvimento local, regional e nacional; a qualidade social da educação e a gestão democrática como caminho condutor de novas práticas do poder público. São apresentados em três estratégias distintas: encontros presenciais de formação, estratégias de ensino a distância e ambiente para identificação, avaliação disseminação de experiências inovadoras em gestão educacional no nível municipal. Essas iniciativas são implementadas com algumas parcerias e demais parceiros do programa.

Por: Alcibere Valentim de Oliveira


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