terça-feira, 18 de outubro de 2011

A horta escolar dinamizando o currículo na escola - EEEF "Maria Angélica Marangoni Sant'Anna"

EEEF Maria Angélica Marangoni Sant’Anna

















“A natureza não faz milagres; faz revelações.”
                    Carlos Drumond de Andrade



A HORTA ESCOLAR DINAMIZANDO O CURRÍCULO NA ESCOLA

A humanidade acordou para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na nossa sociedade: degradações ambientais, aquecimento global, degelo das calotas polares, falta de saneamento básico, água em falta, coleta de lixo, reciclagem, alterações climáticas, entre tantas outras coisas.
Diante destas discussões, o Programa Mais Tempo na Escola/Mais Educação juntamente com o Eja da EEEF Maria Angélica Marangoni Sant’Anna passa a redimensionar o seu papel na sociedade, promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções.
O primeiro passo para trabalhar a Educação Ambiental é criar, na escola, um ambiente capaz de envolver os professores, alunos e demais funcionários, capacidades específicas que lhes permitam compreender a diversidade da vida no planeta , reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio.
Pretende-se assim, favorecer a construção de um instrumental científico que permita ao aluno perceber-se inserido no meio ambiente, favorecendo a superação da visão distanciada entre o ser humano e a natureza, voltado para a formação de pessoas críticas, criativas e conscientes, capazes de interpretar o seu contexto social, cultural e ambiental e de apontar caminhos alternativos de ações para a superação de problemáticas de seu dia a dia, as quais interferem direta ou indiretamente na qualidade de vida.
O nosso propósito enquanto escola foi o de oferecer ações a partir dos estudos e pesquisas atuais sobre o tema meio Ambiente, a fim de instrumentalizar o educador na elaboração de práticas de ensino, contribuindo assim para o seu fazer pedagógico, discutindo sobre quais os elementos que compõe e que trarão resultados mais significativos no processo ensino- aprendizagem. 
Vivemos em um mundo diversificado, onde precisamos aprender a conhecer, conviver, fazer e a ser. A educação tem por missão, por um lado transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta
  A proposta da criação da Horta escolar é um projeto que envolve diretamente o trabalho dos alunos com a natureza em sua forma mais sublime: os alimentos. Estes encantam e instigam o seu manuseio, por ter como resultado final “A colheita”.
As aulas foram desenvolvidas para enriquecimento e aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre o solo, por meio do plantio e cultivo de vegetais diversos, bem como para compreender a sazonalidade das plantas e os elementos de que elas necessitam para seu pleno desenvolvimento.
Os objetivos previstos foram o de despertar nos alunos, o interesse pelo cultivo de plantas, tornar a horta da escola um local pedagogicamente ativo, valorizar o espaço a fim de que professores das diversas áreas do conhecimento possam explorá-lo também, enriquecendo suas aulas; trabalhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, por analogia com o crescimento das plantas e conscientizar sobre a importância da preservação das plantas.
O projeto prevê várias etapas começando pela escolha do solo para o plantio, rico em matéria orgânica e favorável ao desenvolvimento de plantas; prevê também circulação de ar e incidência de luz, sendo este o elemento responsável pela fotossíntese das plantas, ou seja, transformação da luz em energia. O passo seguinte foi o de escolher vários tipos de sementes, onde neste contexto foi trabalhado a germinação,que nas mudas já ocorreu, as estações do ano e o ciclo de vida das plantas. Os vegetais florescem na primavera, preparam-se para a reprodução que culminará com frutos no verão, já no outono as folhas das árvores caem e no inverno as plantas entram numa espécie de descanso, onde armazenam energia para a próxima estação e, assim, fecha-se um ciclo.
É feita uma manutenção diária, limpeza dos canteiros, observação quando a insetos, pois algumas espécies podem devorar e acabar matando as plantas.
É importante aproveitar os momentos de crescimento da planta e fazer uma analogia com o crescimento de seus alunos, mostrando a eles a importância dos cuidados e carinho com todos os seres vivos para que haja um desenvolvimento pleno, total com todas as potencialidades desses seres e também como uma possibilidade de mudança da cultura alimentar na sociedade atual que muitas vezes opta pelo fast-food, uma alimentação mais rápida e menos saudável que não pode prevalecer em nosso meio, lembrando sempre que somos o que comemos.

Professora:Alcibere Valentim de oliveira
Programa Mais Tempo na Escola/ Mais Educação
EEEF Maria Angélica Marangoni Sant’Anna








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