Sequência Didática - Planejamento X
EEEF Clube do Bosque
Professora: Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno: 1º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
PERÍODO: 8 de agosto de 2011 até 12 de agosto de 2011
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 10 AULAS
1. Conteúdo:
*Leitura na alfabetização inicial
2. Descrições/ Objetivos:
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro da letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
3. competência / habilidades:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O AUTO-CONHECIMENTO.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENtre a grafia das palavras e organização das frases..
*TER CONHECIMENTOS SOBRE a órdem das músicas e a grafia das palavras.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. Desenvolvimento / fases:
*1ª etapa - Selecionar canções já apresentadas e distribua uma cópia para cada criança.
*2ª etapa - Informar onde se inicie o texto e propor que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
*3ªetapa - Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados canções que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
*4ªetapa - Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas, utilizando pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
*5ª etapa - atividades de completar as canções com palavras soltas, utilizando pistas gráficas. Completar a música com todas as palavras soltas para serem ordenadas.
6. Tempo Estimado:
*Duas aulas diárias com tempo estimado de 55 minutos.
7. Materiais utilizados:
*músicas apresentadas no decorrer do ano.
*músicas apresentadas no decorrer do ano.
8. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*CRIATIVIDADE E EXECUÇÃO dAS atividades.
8. BIBLIOGRAFIA:
*registro das atividaes diárias.
*Músicas apresentadas no decorrer do ano.
*Livro didático.
8. BIBLIOGRAFIA:
1. CONTEÚDO:
8. BIBLIOGRAFIA:*ATIVIDADES PROPOSTA NA INTERNET E LIVROS DIDÁTICos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PLANEJAMENTO XI
EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 15 DE AGOSTO DE 2011 ATÉ 19 DE AGOSTO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 5 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 10 AULAS
1. CONTEÚDO:
*LISTA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.
2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*REFLETIR SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA.
*ACIONAR ESTRATÉGIAS DE LEITURA QUE PERMITAM DESCOBRIR O QUE ESTÁ ESCRITO E ONDE (SELEÇÃO, ANTECIPAÇÃO E VERIFICAÇÃO).
*ESTABELECER CORRESPONDÊNCIA ENTRE A PAUTA SONORA E A ESCRITA DAS PALAVRAS.
*USAR O CONHECIMENTO SOBRE O VALOR SONORO DA LETRAS (QUANDO JÁ SABIDO) OU TRABALHAR EM PARCERIA COM QUEM FAZ USO DO VALOR SONORO CONVENCIONAL (QUANDO AINDA NÃO SABIDO).
3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O AUTO-CONHECIMENTO.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE A GRAFIA DAS PALAVRAS E ORGANIZAÇÃO DAS FRASES..
*TER CONHECIMENTOS SOBRE A GRAFIA DAS PALAVRAS.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*SELECIONAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS JÁ CONHECIDOS E DISTRIBUA UMA CÓPIA COM A LISTA PARA CADA CRIANÇA.
*INFORMAR ONDE SE INICIE A LISTA E PROPOR QUE TODOS LEIAM JUNTOS, ACOMPANHANDO O QUE ESTÁ ESCRITO COM O DEDO ENQUANTO LÊEM. O DESAFIO SERÁ AJUSTAR O FALADO AO ESCRITO.
*PEÇA QUE PROCUREM ALGUMAS PALAVRAS E SOCIALIZEM COM O GRUPO AS PISTAS USADAS PARA ENCONTRÁ-LAS. FAÇA COM QUE JUSTIFIQUEM AS ESCOLHAS E EXPLIQUEM O PROCEDIMENTO PARA DESCOBRIR O QUE ESTAVA ESCRITO. NESSAS ATIVIDADES SÃO UTILIZADOS PALAVRAS QUE JÁ SE SABE DE COR PARA ANTECIPAR O QUE ESTÁ ESCRITO E LETRAS E PARTES DE PALAVRAS CONHECIDAS PARA VERIFICAR ESCOLHAS.
*UMA VARIAÇÃO DA ATIVIDADE É ENTREGAR A LISTA RECORTADAS EM VERSOS OU EM PALAVRAS E PEDIR QUE SEJAM ORDENADAS, UTILIZANDO PISTAS GRÁFICAS (LETRAS INICIAIS, FINAIS ETC.).
5. TEMPO ESTIMADO:
*DUAS AULAS DIÁRIAS COM TEMPO ESTIMADO DE 55 MINUTOS.
6. MATERIAIS UTILIZADOS: *LISTAS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SUGERIDAS PELAS CRIANÇAS.
7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*REGISTRTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
8. BIBLIOGRAFIA:
*LISTA DE ATIVIDADES APRESENTADAS PELAS CRIANÇAS.
*LIVRO DIDÁTICO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PLANEJAMENTO XII
EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 11 DE AGOSTO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 1 DIA
NÚMERO DE AULAS: 3 AULAS
DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE NOSSAS VIDAS, AINDA BEM PEQUENINOS, COMEÇA NOSSA VIDA DE ESTUDANTE. SÃO OS PRIMEIROS PASSOS EM DIREÇÃO DO SABER, DE UM NOVO APRENDIZADO. É QUANDO NOVOS HORIZONTES NOS SÃO APRESENTADOS. NO INÍCIO VEM A CONVIVÊNCIA COM OS COLEGUINHAS, A TIA, AS PRIMEIRAS LETRAS. A APRENDIZAGEM É UM LONGO CAMINHO A SER TRILHADO, POIS NA REALIDADE NUNCA DEIXAMOS DE APRENDER.
1. CONTEÚDO:
*DIA DO ESTUDANTE
2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*Refletir sobre a importância de ser Estudante, seus direitos e deveres.
*Estabelecer correspondência entre o estudar e o futuro.
3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES .
*ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES SOBRE A DATA APRESENTADA.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE SER ESTUDANTE E TER UM FUTURO MELHOR.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.
4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*PESQUISA SOBRE A ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE E COMO ELE É VIVENCIADO EM NOSSA SOCIEDADE.
*PROMOVER UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O ASSUNTO.
*CONFECCIONAR UM CARTÃO PARA O DIA DO ESTUDANTE.
*PROMOVER UM LANCHE COLETIVO COM BRINCADEIRAS PARA COMEMORAR ESTE DATA TÃO ESPECIAL.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PLANEJAMENTO XIII
EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 12 DE AGOSTO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 1 DIA
NÚMERO DE AULAS: 3 AULAS
*DIA DOS PAIS
2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*COMEMORAR O DIA DOS PAIS RECONHECENDO ESTE MOMENTO PARA PROMOVER ATIVIDADES QUE PROMOVAM ANÁLISE CRÍTICA E TAMBÉM IMPLIQUEM VALORES COMO CARINHO, AMNOR, RESPEITO, JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
*RECONHECER AS QUALIDADES DOS PAIS, VALORIZANDO A FIGURA PATERNA.
*LEVAR A CRIANÇA A DEMONSTRAR SUA GRATIDÃO AOS PAIS.
*DESCREVER A FIGURA DO PAI ORALMENTE E ATRAVÉS DE DESENHOS.
3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*RODA DE CONVERSA SOBRE O DIA DOS PAIS, A IMPORTANCIA DOA PAIS, PROFISSÕES.
*LEITURA DE POESIA.
*CONSTRUÇÃO DE CARTAZES, CARTÃO PARA O PAPAI E CONFECÇÃO DO PRESENTE
4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*UTILIZAR A LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR E EXPRESAR-SE NA RODA DE CONVERSAS SOBRE SEUS PAIS, PROFISSÕES E SITUAÇÕES QUE CONSIDEREM IMPORTANTYES DO COTIDIANO.
*CRIAR CARAZ SOBRE O DIA DOS PAIS. E CONFECCIONAR O CARTÃO PARA O PAPAI.
*COMPREENDER A IMPORTANCIA SOBRE O DIA DOS PAIS.
5. TEMPO ESTIMADO:
*TRÊS AULAS REALIZADAS NO DIA 12 DE AGOSTO DE 2011, SEXTA-FEIRA.
6. MATERIAIS UTILIZADOS:
*LIVROS E REVISTAS, PAPÉIS COLORIDOS, COLA, TESOURA
7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*REGISTRTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS CONTÍNUA DO FORMA SISTEMÁTICA AO LONGO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
8. BIBLIOGRAFIA:
*LIVRO DIDÁTICO.
5. TEMPO ESTIMULADO:
*TRÊS AULAS NO DIA DO ESTUDANTE.
6. MATERIAIS UTILIZADOS: *LEITURA DE TEXTO JÁ PRODUZIDO PELA PROFESSORA.
*CONFECÇÃO DE CARTÃO JÁ ESCOLHIDO PELA PROFESSORA.
7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*REGISTRTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
8. BIBLIOGRAFIA:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PLANEJAMENTO (FOLCLORE)
EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 22 DE AGOSTO DE 2011 ATÉ 24 DE AGOSTO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 3 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 15 AULAS
FOLCLORE BRASILEIRO
2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, DENTRO DE UM AMBIENTE COM PROPOSTAS LUDICAS E DE CUNHO EDUCATIVO, POIS A CULTURA DE UM POVO É UM BEM PRECIOSO QUE DEVE SER CDULTIVADO.
. CONHECER, VAÇPROZAR E DIVULGAR AS DIVERSAS CULTURAS.
. IDENTIFICAR AS DANÇAS, MÚSICAS, COMIDAS E CRENÇAS.
. CONHECER A HISTORIA DOP FOLCLORE E SEUS SIGNIFICADOS.
. CONHECER E VALORIZAR A PRÓPRIA CULTURA.
. CONHECER OS MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO.
. INCENTIVAR A VALORIZAÇÃO E O RESPEITO PELAS DIFERENTES FORMAS DE VIVER DE DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS.
.PERMITIR QUE AS CRIANÇAS SE APROPRIAM DE CONHECIMENTO DE CULTURA HUMANA COMO NOVAS FORMAS DE BRINCAR, CANTAR, DANÇAR, FALAR, ETC
3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
·UTILIZAR A LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAS, COMUNICAR E EXPRESSAR SEUS DESEJOS. RELATAR SITUAÇÕES VIVENCIADAS NO COTIDIANO PROGRESSIVAMENTE.
·PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM A NECESSIDADE DE EXPLICAR, ARGUMENTAR, EXPOR SUAS IDÉIAS E PONTOS DE VISTA.
·PRODUZIR TEXTOS INDIVIDUAIS OU COLETIVOS ORALMENTE PARA DIVERSOS FINS.
·REPRODUZIR SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA OU AÇÕES DE HISTORIA.
·RECONTAR O ENREDO DE UMA SITUAÇÃO PARA OS COLEGAS.
·VALORIZAR A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E ENTRETENIMENTO.
·REPRODUZIR ORALMENTE JOGOS VERBAIS, COMO TRAVA-LÍNGUAS, PARLENDAS, POEMAS E CANÇÕES POPULARES.
·RECONHECER NOMES DE PERSONAGENS DE HISTORIAS E QUADRINHOS E RECONHECER SUAS CARACTERÍSTICAS.
·MOVIMENTAR-SE RITMICAMENTE AO SOM DE MUSICAS.
·IMITAR GESTOS, EXPRESSÕES DE COLEGAS E ADULTOS E PERSONAGENS DE HISTORIAS.
·PARTICIPAR DE CIRANDAS E BRINCADEIRA DE RODA, CANTANDO E FAZENDO OS GESTOS ESPERADOS, TENDO O PROFESSOR COMO MODELO.
·DESCREVER E INTERPRETAR A POSIÇÃO DE OBJETOS OU PESSOAS.
·AGRUPAR E SEPARAR OBJETOS DE UMA COLEÇÃO.
·PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS RODA E JOGOS CANTANDO JUNTO COM OS COLEGAS.
·EXPLORAR DIFERENTES MANEIRAS DE PRODUZIR SONS COM O PRÓPRIO CORPO.
·MANIFESTAR PREFERÊNCIAS POR ALGUMAS CANÇÕES E MUSICAS DIVERSA.
·DEMONSTRAR INTERESSES POR MUSICA DE DIFERENTES GÊNEROS E CULTURAS.
·INTERESSAR-SE POR OBSERVAR OS PRODUTOS DE PRODUÇÕES DAS ÀS OUTRAS CRIANÇAS.
·UTILIZAR DIFERENTES MATERIAIS E FERRAMENTAS PARA PRODUZIR.
·RECONHECER SUA MARCA GRÁFICA ENTRE AS PRODUÇÕES DE OUTRAS CRIANÇAS.
·CRIAR DESENHOS, PINTURAS, COLAGENS, MODELAGENS A PARTIR DE SEU PRÓPRIO REPERTORIO.
·MANIPULAR DIFERENTES SUPORTES GRÁFICOS COMO: REVISTAS, JORNAL, PAPEL ETC.
·PARTICIPAR DE DRAMATIZAÇÕES DE HISTORIAS CONHECIDAS, INTERAGINDO COM OS EDUCADORES.
·COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS DATAS COMEMORATIVAS.
·CONHECER O MODO DE VIDA DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS E ESTABELECER RELAÇÕES COM OS NOSSOS COSTUMES E CULTURAL.
·AMPLIAR REPERTORIO DE HISTORIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS, DANÇAS, E CANÇÕES QUE RETRATAM AS TRADIÇÕES CULTURAIS.
4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
. RODA DE CONVERSA: O SIGNIFICADO DO FOLCLORE; DE CADA LENDA;
. PARLENDAS;
. TEXTOS INFORMATIVOS;
. HISTÓRIAS DAS BRINCADEIRAS; DANÇAS;
. DRAMATIZAÇÃO DE LENDAS;
. CANTIGAS.
. CONSTRUÇÃO DE CARTAZES; MURAL; BRINQUEDOS;
. DOBRADURAS.
. FORMAS DE VIVER, DIFERENTES COSTUMES, CULTURA.
6. TEMPO ESTIMADO:
.TRÊS AULAS DIÁRIAS COM TEMPO ESTIMADO DE 55 MINUTOS.
7. MATERIAIS UTILIZADOS:
. PESQUISAS REALIZADAS EM LIVROS DIDÁTICOS, REVISTAS, INTERNET.
.PAPEL COLORIDO, FOLHAS, TESOURA, CD, MÁQUINA FOTOGRÁFICA. MÚSICAS APRESENTADAS NO DECORRER DO ANO.
8. AVALIAÇÃO:
. ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
. CRIATIVIDADE E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
8. BIBLIOGRAFIA:
. REGISTRO DAS ATIVIDAES DIÁRIAS.
. LIVRO DIDÁTICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário