segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Informes de Setembro

Datas Comemorativas do Mês

Setembro




02 – DIA DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO  -   DIA DO FLORISTA

03 – DIA DA POLICIA MILITAR
       DIA DO BIÓLOGO
05 – DIA DA AMAZÔNIA
       DIA DA JUVENTUDE
06 -  DIA DO BOMBEIRO
 07 – DIA DA PÁTRIA  -   DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
08 – DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
       DIA DA DEDICAÇÃO
09 – DIA DO VETERINÁRIO
10 – DIA DA IMPRENSA  -   DIA DO JORNALISTA
12 – DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO
13 – DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
17 – DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL
18 – DIA DO PERDÃO
19 – DIA DA ESCOLA BIBLICA
20 – DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL
21 – DIA DA ARVORE  -   DIA DA AGRICULTURA
22 – DIA DA JUVENTUDE NO BRASIL
        DIA DAS AVES
23 –  PRIMAVERA
25 – DIA DO RÁDIO
        DIA NACIONAL DO TRÂNSITO
26 – DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
27 – DIA DO ANCIÃO
28 – DIA DA BÍBLIA
29 – DIA DO PETRÓLEO
30 – DIA DA SECRETÁRIA


Dia da Bíblia   
Os desafios da travessia


Em Ex 15,22-18,27 no seu contexto enfatizando a travessia do Mar Vermelho e a celebração da vitória de Deus na luta do seu povo.
Mas o Mês da Bíblia é um tempo especial, que chama nossa atenção para a sua importância em nossa vida. Sua finalidade é torná-la mais conhecida, amada, divulgada e levada à prática, no nosso dia a dia.
 A proposta de estudo para o Mês da Bíblia de 2011 é o texto do Êxodo, do capítulo 15 a 18, tendo presente o itinerário da Missão Continental e o tema da Iniciação à Vida Cristã à luz da caminhada do Povo de Deus.
O Tema: “Travessia – passo a passo, o caminho se faz” nos motiva a descobrir os passos da caminhada a ser percorrida por nós que somos hoje o Povo de Deus fazendo a nossa travessia.
O Lema: “Aproximai-vos da presença do Senhor!“ (Ex 16,9), nos impulsiona a manter vivo o desejo de experimentar a presença de Deus que nos ama, ilumina e guia nossos passos nas travessias pelos caminhos da vida.

Com a proposta deste estudo, a Igreja pretende animar, incentivar a partilha da vida e da fé; suscitar ações solidárias; iluminar o itinerário da vida cristã e promover a união famílias.

A temática do ‘caminho’ está presente em toda Bíblia. No Evangelho de Lucas, Jesus está sempre a caminho e, segundo Atos dos Apóstolos, ser cristão é fazer parte do “caminho” (Lc 9, 53-57; 10,1; At 9,2; 19,9).

Nossa fé nos dá a convicção de que, neste mundo, somos “hóspedes e peregrinos” sempre a caminho, rumo à terra prometida de uma vida digna e feliz para todos, rumo à nossa plenitude, até podermos contemplar a Deus face a face, na sua glória.



DIA DA ÁRVORE

21 DE SETEMBRO

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Independência do Brasil

Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo




A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
(Dia do Fico)

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

Nenhum comentário: