quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sequências Didáticas - Planejamentos 1 a 6.

Sequência Didática  1 - Planejamento

EEEF Clube do Bosque
Professora: Alcibere Valentim de Oliveira
Turma/ Turno: 1º ano A matutino
Área de conhecimento: Códigos e linguagens
Número de dias: 5 dias
número de aulas: 15 AULAS
Periodo: 7 de fevereiro até 11 de fevereiro de 2011

1. Conteúdo:
*Socialização
*Nomes próprios

2. Descrições/ Objetivos:
*Proporcionar um contato sistemático entre os alunos, professor e funcionários da escola.
*conhecer as letras do alfabeto e o nome.
*promover a sociaslização através de si próprio e do outro.
*trabalhar a auto-estima reconhecendo valores familiares.
*proporcionar um contato sistemático com a palavra escrita.
*conhecer o significado da palavra escdrita e a compreensão do social.
*aprender a reconhecer e a escrever o próprio nome.
*ampliar a competencia comunicativa do aluno.
*compreender as características do sistema de escrita.

3. competência / habilidades:
*reconhecer a importancia da socialização e de um contato maior entre alunos, professor e demais funcionarios da esocla, valorizando os limetes que todos devem ter no dia a dia para uma melhor convivencia.
*Conhecer a importancia do uso do nome próprio dos alunos.

4. Desenvolvimento / fases: 
*conversa dirigida / roda de conversa
*utilização dos nomes das crianças em forma de fichA.
*confecção de cartaz com o primeiro nome das crianças e parados em colunas meninos e meninas.
*separar os nomes por quantidade de letras e a letra inicial.
*utilizando o nosso alfabeto maiusculo e minusculo.
*história da escrita.
*a direção convencional da escrita e os símbolos utilizados na escrita.
*desenho livre.
*recorte e colagens de gravuras com a letra inicial dos nomes e palavras relacionadas.

5. atividades previstas / DIAS:
1º dia - 7 de fevereiro de 2011
*projeto "Volta as aulas"
*roda de conversa/ conversa informal. com as crianças sobre a história do nome. (quem escolheu, porque, qual o significdado e com que letra começa seu nome...)
*conhecendo a escola - fazer visitas as dependencias da escola.
*Entregar o nome de cada um e fazer brincadeiras com o nome: "de quem é esse nome".
*trabalhando a musica: "a canoa virou" - brincadeiras
* “HORA DA HISTTÓRIA: TEM UM MONSTRO DEBAIXO DA MINHA CAMA”
*desenho livre sobre a historia.
*brinacadeiras de roda.
*distribuição de pirulitos e lembrança de boas vindas (cartãozinho)

2º dia - 8 de fevereiro de 2011
*hora da história: "os garimpeiros"
*solidariedade - comentarios sobre a história.
*projeto volta as aulas - brincadeiras com bola de soprar.
*copia do quadro
quem sou eu! trabalhando com nomes próprios - familia
*a história da familia
*conhecer a escola e suas dependências.
*fazer um mapa da sala de aula.
*exposição das atividades.

3º dia - 9 de fevereiro de 2011
*hora da HISTÓRIA; 'o cao, o rato e o passarinho'
*roda de conversa - comentario s sobre a história
*copia do quadro.
*projeto quem sou eu - trabalhando com nomes próprios - família.
*CIÊNCIAS: habitos de higiene.
*tomar banho todos os dias, pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos.
*língua portuguesa: trabalhando nomes próprios.
*separar os nomes pelo número de letras e anotar no quadro.
*circular seu próprio nome.
*diferenciar letra de forma e letra cursiva
*projeto volta as aulas: mosaico - vitral.

4º dia - 10 de fevereiro de 2011
*hora da história: "os cisnes selvagens"
*roda de conversa e comentarios sobre a escola.
*cópia do quadro - palavras conhecidas.
*quem sou eu! - trabalhando com nomes próprios.
*matematica: numero de letras dos nomes, agrupar nomes pelo numero de letras que possui.
*geografia: mapa da sala de aula com nome dos alunos.
*ciencias: higiene na sala de aula e escola. o que cada um pode fazer para M, anter a sala limpa.
*projeto volta as aulas: brincadeiras com bola de soprar - cada bola terá uma carinha com o nome e as crianças deverão descobrir de quem é o nome.

5º dia - 11 de fevereiro de 2011
*hora da história “o médico ambicioso"
*roda de conversa/ convewrsa informal sobre a história.
*dia da familia na escola.
*música: "peixe vivo"
*dobradura de peixinhos junto com os pais

6. Materiais utilizados:
*texto para pesquisa
*livros de história
*Papéis variados.
*COLAGEM, Lápis  

7. AVALIAÇÃO:
*participação de todos na leitura
*Conseguiram se expressar através do desenho e outras atividades

8. BIBLIOGRAFIA:
*pesquisa na internet e livros didáticos.
__________________________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  2 - PLANEJAMENTO
EEEF clube do bosque
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
NÚMERO DE DIAS: 6 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 12 AULAS

1. CONTEÚDO:
*IMPORTANCIA DOS LIMITES

2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*ESTIPULAR LIMITES PARA UM FILHO, COM BOM SENSO, É PREPARÁ-LOS PARA CONVIVER COM O MUNDO, E COM AS FRUSTRAÇÕES QUE FAZEM PARTE DA REALIDADE DA VIDA.                                                                                                                                                   *AS FRUSTRAÇÕES QUANDO OCORREM DE FORMA NÃO INTENSA E NEM EXCESSIVA, PROMOVEM UM EXERCÍCIO PARA O "EU", QUE PERMITE O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, INTEGRAÇÃO E ETC. É NECESSÁRIO QUE OS LIMITES IMPOSTOS PELOS PAIS POSSAM SER EXPLICADOS PARA OS FILHOS.                                                                        . EDUCAR SEM APRESENTAR RAZÕES APENAS INSISTINDO, "PORQUE SIM", "PORQUE A MÃE MANDOU" NÃO É UMA BOA MANEIRA DE AUXILIÁ-LOS A LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO.                                                                                                                                              *É IMPORTANTE TER UMA AFINIDADE ENTRE AS ORIENTAÇÕES DADAS PELO PAI E PELA MÃE.                                                                                                                                                                *É MUITO RUIM PARA OS FILHOS QUANDO RECEBEM DOS PAIS ORIENTAÇÕES MUITO DIFERENTES E CONTRADITÓRIAS.                                                                                                         *EDUCAR SEMPRE ENVOLVE ERROS E ACERTOS.                                                                             *NÃO HÁ UMA RECEITA INFALÍVEL PARA TRANSFORMAR OS FILHOS EM PESSOAS FELIZES E BEM SUCEDIDAS.                                                                                                                    *É ERRADO EXIGIR, QUE OS FILHOS SIGAM A RISCA AS ORIENTAÇÕES DOS PAIS, ASSIM COMO É ERRADO NÃO DAR NENHUMA ORIENTAÇÃO.                                                                    *A PIOR COISA QUE PODE OCORRER COM UMA CRIANÇA É SER DEIXADA À PRÓPRIA SORTE.                                                                                                                                                           *NENHUMA PESSOA É CAPAZ DE EDUCAR A SI MESMA E PREPARAR-SE SOZINHA PARA OS DESAFIOS DA VIDA ADULTA.                                                                                                              *O DIÁLOGO E O INTERESSE PELA CRIANÇA É SEMPRE UM BOM ALIADO.                                                 *NÃO ADIANTA IMPOR LIMITES SEM CONVERSAR E DEMONSTRAR AFETO PELA CRIANÇA.                                                                                                                                                      *É IMPORTANTE PARA UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA DA CRIANÇA AOS LIMITES IMPOSTOS, QUE HAJA UMA BOA QUALIDADE DE RELAÇÃO.

3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*RECONHECER A IMPORTANCIA DOS LIMITES PARA A VIDA DIÁRIA DA CRIANÇA, TANTO NA ESCOLA, QUANTO NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA.                                                                      *RECONHECER E IDENTIFICAR ATITUDES QUE VALORIZEM A IMPORTANCIA DOS LIMITES

4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*CONVERSA DIRIGIDA / RODA DE CONVERSA
*TEXTO INFORMATIVO
*CONFECÇÃO DE CARTAZ
*DESENHOS LIVRE
*PESQUISA ENTRE OS FAMILIARES COMO ERA ANTIGAMENTE E COMO DEVERIA SER HOJE
*RECORTE E COLAGENS DE GRAVURAS QUE REPRESENTEM AS IMPORTANCIA DE SER TER LIMITES.

5. ATIVIDADES PREVISTAS / DIAS:
*TEXTO INFORMATIVO:

CRIANÇA PRECISA DE LIMITES QUE A PROTEJAM.

DAR LIMITES É...
-ENSINAR QUE OS DIREITOS SÃO IGUAIS PARA TODOS.
-ENSINAR QUE EXISTEM OUTRAS PESSOAS NO MUNDO.
-FAZER A CRIANÇA COMPREENDER QUE SEUS DIREITOS ACABAM ONDE COMEÇAM OS DIREITOS DOS OUTROS.
-DIZER "SIM" SEMPRE QUE POSSÍVEL E "NÃO" SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
-SÓ DIZER "NÃO" AOS FILHOS QUANDO HOUVER UMA RAZÃO CONCRETA.
-MOSTRAR QUE MUITAS COISAS PODEM SER FEITAS E OUTRAS NÃO PODEM SER FEITAS.
-FAZER A CRIANÇA VER O MUNDO COM UMA CONOTAÇÃO SOCIAL (CON-VIVER) E NÃO APENAS PSICOLÓGICA (O MEU DESEJO E O MEU PRAZER SÃO AS ÚNICAS COISAS QUE CONTAM).
-ENSINAR A TOLERAR PEQUENAS FRUSTRAÇÕES NO PRESENTE PARA QUE, NO FUTURO, OS PROBLEMAS DA VIDA POSSAM SER SUPERADOS COM EQUILÍBRIO E MATURIDADE (A CRIANÇA QUE HOJE APRENDEU A ESPERAR SUA VEZ DE SER SERVIDA À MESA AMANHÃ NÃO CONSIDERARÁ UM INSULTO PESSOAL ESPERAR A VEZ NA FILA DO CINEMA OU AGUARDAR TRÊS OU QUATRO DIAS ATÉ QUE O CHEFE DÊ UM PARECER SOBRE SUA PROMOÇÃO).
-DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ADIAR SATISFAÇÃO (SE NÃO CONSEGUIR EMPREGO HOJE, CONTINUARÁ A LUTAR SEM DESISTIR OU, CASO NÃO TENHA DESENVOLVIDO ESTA HABILIDADE, AGIRÁ DE FORMA INSENSATA OU DESEQUILIBRADA, PARTINDO, POR EXEMPLO, PARA A MARGINALIDADE, O ALCOOLISMO OU A DEPRESSÃO).
-EVITAR QUE SEU FILHO CRESÇA ACHANDO QUE TODOS NO MUNDO TÊM DE SATISFAZER SEUS MÍNIMOS DESEJOS E, SE TAL NÃO OCORRER (O QUE É MAIS PROVÁVEL), NÃO CONSEGUIR LIDAR BEM COM A MENOR CONTRARIEDADE, TORNANDO-SE, AÍ SIM, FRUSTRADO, AMARGO OU, PIOR, DESEQUILIBRADO EMOCIONALMENTE.
-SABER DISCERNIR ENTRE O QUE É UMA NECESSIDADE DOS FILHOS E O QUE É APENAS DESEJO.
-COMPREENDER QUE DIREITO À PRIVACIDADE NÃO SIGNIFICA FALTA DE CUIDADO, DESCASO, FALTA DE ACOMPANHAMENTO E SUPERVISÃO ÀS ATIVIDADES E ATITUDES DOS FILHOS, DENTRO E FORA DE CASA.
-ENSINAR QUE A CADA DIREITO CORRESPONDE UM DEVER E, PRINCIPALMENTE:
DAR EXEMPLO!
QUEM QUER TER FILHOS QUE RESPEITEM A LEI E OS HOMENS TEM DE VIVER SEU DIA-A-DIA DENTRO DESSES MESMOS PRINCÍPIOS, AINDA QUE A SOCIEDADE TENHA POUCOS INDIVÍDUOS QUE AGEM DESSA FORMA.

DAR LIMITES NÃO É...
-BATER NOS FILHOS PARA QUE ELES SE COMPORTEM.
-QUANDO SE FALA EM LIMITES, MUITAS PESSOAS PENSAM QUE SIGNIFICA APROVAÇÃO PARA DAR PALMADINHAS, BATER OU ATÉ ESPANCAR.
-FAZER SÓ O QUE VOCÊS, PAI OU MÃE, QUEREM OU ESTÃO COM VONTADE FAZER.
-SER AUTORITÁRIO, DAR ORDENS SEM EXPLICAR O PORQUÊ, AGIR DE ACORDO APENAS COM SEU PRÓPRIO INTERESSE, DA FORMA QUE LHE APROUVER, MESMO QUE A CADA DIA SUA VONTADE SEJA INTEIRAMENTE OPOSTA À DO OUTRO DIA, POR EXEMPLO.
-DEIXAR DE EXPLICAR O PORQUÊ DAS COISAS, APENAS IMPONDO A "LEI DO MAIS FORTE".
-GRITAR COM AS CRIANÇAS PARA SER ATENDIDO.
-DEIXAR DE ATENDER ÀS NECESSIDADES REAIS (FOME, SEDE, SEGURANÇA, AFETO, INTERESSE) DOS FILHOS, PORQUE VOCÊ HOJE ESTÁ CANSADO.
-INVADIR A PRIVACIDADE A QUE TODO SER HUMANO TEM DIREITO.
-PROVOCAR TRAUMAS EMOCIONAIS, HUMILHAÇÕES E DESRESPEITO À CRIANÇA.
-TODA CRIANÇA TEM CAPACIDADE DE COMPREENDER UM "NÃO" SEM FICAR COM PROBLEMAS, DESDE QUE, EVIDENTEMENTE, ESTE "NÃO" TENHA RAZÃO DE SER E NÃO SEJA ACOMPANHADO DE AGRESSÕES FÍSICAS OU MORAIS.
-O QUE PROVOCA TRAUMAS E PROBLEMAS EMOCIONAIS É, EM PRIMEIRO LUGAR, A FALTA DE AMOR E CARINHO, SEGUIDA DE INJUSTIÇA, VIOLÊNCIA FÍSICA.
-BATER NOS FILHOS É UMA FORMA COMUM DE VIOLÊNCIA FÍSICA, QUE, EM GERAL, COMEÇA COM A PALMADINHA LEVE NO BUMBUM.

TEXTO EXTRAÍDO LIVRO LIMITES SEM TRAUMA (CONSTRUINDO CIDADÃOS), DE TÂNIA ZAGURY.

6. MATERIAIS UTILIZADOS: TEXTO PARA PESQUISA:
TEXTO EXTRAÍDO LIVRO LIMITES SEM TRAUMA (CONSTRUINDO CIDADÃOS), DE TÂNIA ZAGURY.
PAPÉIS VARIADOS. COLAGEM, LÁPIS, ALGODÃO

7. AVALIAÇÃO:
*PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA LEITURA
*CONSEGUIRAM SE EXPRESSAR ATRAVÉS DO DESENHO E OUTRAS ATIVIDADES
8. BIBLIOGRAFIA:
*PESQUISA NA INTERNET
__________________________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3 - PLANEJAMENTO

EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA:  ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO:  1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
NÚMERO DE DIAS: 8  DIAS
NÚMERO DE AULAS: 12 AULAS

1. CONTEÚDO:
*ÁGUA - NATUREZA E SOCIEDADE

2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÃO ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS FORMAS DE VIDA QUE ALI SE ESTABELECEM,VALORIZANDO A SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIE E PARA A QUALIDADE DA VIDA HUMANA.

3. COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:
*FENÔMENO DA NATUREZA (ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA DE DIFERENTES REGIÕES (CHUVAS)E AS FORMAS DE VIDA DOS GRUPOS SOCIAIS QUE ALI VIVEM.

4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*LEVANTAMENTO DE HIPÓTESE.
1. VOCÊ TEM MEDO DE CHUVA?
2. VAMOS FAZER O BARULHO DA CHUVA?
PARA OUVIR O BARULHO DA CHUVA BATER DOIS DEDOS NA PALMA DA MÃO BEM RÁPIDA.
3. VOCÊ TEM MEDO DE TROVÃO?
VAMOS IMITAR O TROVÃO?
4. O QUE PODEMOS FAZER PARA NOS PROTEGER DA CHUVA?
5. QUEM JÁ FOI PASSEAR NUM DIA DE CHUVA?
6. BRINCAR DE CHUVINHA COM A MANGUEIRA.
7. VOCÊ GOSTA DE CHUVA OU SOL?
8. VOCÊ PODE VIVER SEM ÁGUA?
9. ONDE VOCÊ UTILIZA ÁGUA?
10. QUEM MAIS PRECISA DE ÁGUA?
11. LISTAR OS PREJUÍZOS DAS CHUVAS.
12. LISTAR OS BENEFÍCIOS DA CHUVA.
COMENTAR COM SE FORMA A CHUVA CONTANDO UMA HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE.

5. ATIVIDADES PREVISTAS/ DIAS:
A GOTINHA INTELIGENTE: EM UM LAGO VIVIAM MUITA GOTINHAS DE ÁGUA.
NUM CERTO DIA O SOL ESTAVA MUITO QUENTE ELAS RESOLVERAM SAIR PARA PASSEAR.
(EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).E VOARAM PELO AR SUBIRAM... SUBIRAM....
FAZER UM LAGO BEM BONITO. 

UMA DELAS DISSE:
FICAR JUNTAS PARA NÃO NOS PERDERMOS E TODAS CONCORDARAM DANDO AS MÃOS.
(FORMAÇÃO DAS NUVENS). 

ERAM MUITAS GOTINHAS JUNTAS GIRANDO GIRANDO...(MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS)
ELAS CAMINHAVAM E ENCONTRAVAM MAIS GOTINHAS DE ÁGUA.
VAMOS DESENHAR MUITAS NUVENS.
DE REPENTE, UMA DELAS DISSE:
JÁ ESTÁ FICANDO TARDE!
VAMOS VOLTAR PARA O LAGO?
E TODAS DESCERAM JUNTAS EM FORMA DE CHUVA (FORMAÇÃO DE CHUVA)
DESENHE AS GOTINHAS CAINDO NOVAMENTE NO LAGO.
CANTAR A MÚSICA 


PATINHO NA CHUVA. (CIRANDA CIRANDINHA) CAI A CHUVA PLEC,PLEC...
CAI A CHUVA DE MANSINHO
E O PATINHO AMARELINHO
O SEU BANHO VAI TOMAR
ESFREGA AQUI ,ESFREGA ALI.
E O PATINHO NÃO SE CANSA.
DE NA CHUVA SE LAVAR.
QUÁ,QUA,QUA.. QUÁ,QUÁ,QUÁ,QUÁ.

(FAZ DE CONTA) PEDIR PARA AS CRIANÇAS PEGUEM UMA FOLHA DE SULFITE E FAZER DE CONTA QUE ESTÃO TOMANDO BANHO, ESFREGANDO TODAS AS PARTES DO CORPO

(MÚSICA DO CHUVEIRO) CHUVEIRO, CHUVEIRO
NÃO FAZ ASSIM COMIGO
CHUVEIRO, CHUVEIRO,
NÃO MOLHE SEU AMIGO.
SE EU FOSSE O TOTÓ
NÃO PRECISAVA ME SECAR
ERA SÓ ME CHACOALHAR.(FAZER IGUAL CACHORRINHO)BALANÇAR O CORPO.

EXPERIÊNCIA MOSTRAR A VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA.
1-UMA CHALEIRA AQUECIDA ,MOSTRAR O VAPOR QUE SAI DA ÁGUA QUANDO ELA COMEÇA A FERVER.
LEVANTAR A TAMPA DA CHALEIRA E MOSTRAR AS GOTINHAS DE ÁGUA QUE FICAM NELA É COMO SE FOSSE A CHUVA.
2-UM SAQUINHO PLÁSTICO COM ÁGUA FECHADO EXPOSTO AO SOL (O SAQUINHO FACARÁ EMBAÇADO ISTO COMPROVA A EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).
3-MACARRÃO DANÇARINO.
UMA VASILHA TRANSPARENTE COLOCAR BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE(OXIGÊNIO SE DESPRENDERÁ E IRÁ SE JUNTAR O MACARRÃO CRU, FAZENDO QUE ESTE SE MOVIMENTA.

6. MATERIAIS:UTILIZADOS: LIVROS PARA PESQUISA:
A GOTINHA INTELIGENTE.
FITA DE VÍDEO(CHUÁ CHUAÁGUA.
PAPÉIS VARIADOS. COLAGEM ,LÁPIS ,ALGODÃO

7. AVALIAÇÃO:
*HOUVE PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA EXPERIÊNCIA? CONSEGUIRAM SE EXPRESSAR ATRAVÉS DO DESENHO?
8. BIBLIOGRAFIA:
. CHUÁ,CHUAÁGUA: WWW. TVCULTURA.COM.BR
COLEÇÃO CARROSSEL PRÉ-ESCOLA.TERCEIRO ESTÁGIO
AUTORA ERDNA PERUGINE NAHUM.
__________________________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 4 - PLANEJAMENTO

EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 24 DE MAIO DE 2011 ATÉ 27 DE MAIO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 4 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 16 AULAS

1. CONTEÚDO:
*SOCIALIZAÇÃO/ CLIMA/ ALIMENTAÇÃO E SAÚDE/ PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE SI PROPRIO E DO OUTRO.
*DIFENCIAR OS CLIMAS EXISTENTES.
*PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EMITINDO OPINIÕES EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA QUE VIVE EM SOCIEDADE DE FORMA PARTICIPATIVA.
*COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE OS CLIMAS E O MEIO AMBIENTE.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O AUTOCONHECIMENTO E DO OUTRO, OS DIFERENTES CLIMAS EXISTENTES E O MEIO AMBIENTE. TRABALHAR A AUTO-ESTIMA RESGATANDO A IMPORTANCIA DOS VALORES.

4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*HISTÓRIA: 'MARIA VAI COM AS OUTRAS'
*RODA DE CONVERSA/ CONVERSA INFORMAL
*DINAMICA DA BOLA DE FESTA
*CONFECÇAO DE CRACHÁS (USO DE MATERIAL RECICLÁVEL, RECORTE E COLAGEM COM LETRAS DE JORNAIS E REVISTAS)
*HISTÓRIA DOS DEDINHOS (DIFERENÇAS)
*INTRODUÇÃO DA LETRA D
*ENTRE AS ATIVIDADES RELADCIUONADAS ACIMA SERÃO DESENVOLVIDAS OUTRAS DE LAZER (JOGOS, MÚSICAS, E BRINCADEIRAS)
*CONSTRUÇÃO DE TABELAS (NUMERAIS, JOGO DOS GOSTOS)

5. ATIVIDADES PREVISTAS / DIAS:
1º DIA - 24 DE MAIO DE 2011
*HISTÓRIA DO DIA: 'MARIA VAI COM AS OUTRAS'
*CONVERSA INFORMAL/ RODA DE CONVERSA
*CONFECÇÃO DA FOLHA COMA A OVELHA E ALGODÃO.
*PRODUÇÃO DE UM LIVRO
*DINAMICA DA BOLA DE FESTA - BALÇAO/BEXIGA AMARRADO NO PÉ COM BARBANTE, AO SON DE UMA MÚSICA, AS CRIANÇAS TERÃO QUE PROTEGER A BOLA PARA QUE NÃO ESTOUREM A SUA E TENATR ESTOURAR A DO COLEGA. GANHARÁ O ÚLTIMO QUE FICAR COM A BOLA CHEIA.
*ATIVIDADES NA CARTYILHA COM A LETRA M (MARIA)

2º DIA - 25 DE MAIO DE 2011
*CONFECÇÃO DO CRACHA COM MATERIAL RECICLÁVEL. (PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE)
*CONFECÇÃO DO LIVRO "MARIA VAI COM AS OUTRAS'
*ATIVIDADES NO CADERNO E CARTILHA. - LETRA M.
*MUSICA: "MAMÃE EU QUERO" - LETRA M.
*LISTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA OS ALUNOS
*TRABALHANDO CLIMA/ TEMPERATURA. PÓLOS E DESRTOS. FRIO E QUENTE.

3º DIA - 26 DE MAIO DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO "MARIA VAI COM AS OUTRAS'
*JOGO ADEDONHA (JOGO DOS GOSTOS)
*LISTA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
*ENSAIO PARA DRAMATIZAÇÃO. SOBRE O LIVRO DE HISTÓRIA
*CONFECÇÃO DE MÁSCARAS DE OVELHA.
*TRABALHANDO CLIMA/ TEMPERATURA. PÓLOS E DESERTOS. (PESQUISA).

4º DIA - 26 DE MAIO DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO 'MARIA VAI COM AS OUTRAS'.
*ENSAIO PARA A DRAMATIZAÇÃO.
*APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO E FEIRINHA COM OS LIVROS PRODUZIDOS.

6. MATERIAIS UTILIZADOS: TEXTOS INFORMATIVOS PARA PESQUISA
LIVRO DE HISTÓRIA: "MARIA VAI COM AS OUTRAS"
PAPÉIS VARIADOS. COLAGEM, LÁPIS, ALGODÃO

7. AVALIAÇÃO:
*PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA HISTORIA, DRAMATIZAÇÃO, PRODUÇÃO ESCRITA DO LIVRO
*CONSEGUIRAM SE EXPRESSAR ATRAVÉS DAS ATIVIDADES
8. BIBLIOGRAFIA:
*PESQUISA NA INTERNET E LIVROS DIDÁTICOS

__________________________________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 5 - PLANEJAMENTO

EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA:  ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO:  1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS
PERÍODO: 24 DE  MAIO DE 2011 ATÉ  27 DE MAIO DE 2011
PERÍODO: 30 DE MAIO DE 2011 ATÉ 3 DE JUNHO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 5 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 20 AULAS

1. CONTEÚDO:
*SOCIALIZAÇÃO/ ANIMAIS/ DOENÇAS CAUSADAS POR ANIMAIS (VERMINOSES)/ NUMERIAS/ PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE/ PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA/ LETRA L/ ALIMENTAÇÃO E SAUDE

2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE SI PROPRIO E DO OUTRO.
*PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
*COMPREENDER A IMPORTANCIA DA HIGIENE PARA A NOSSA SAUDE, AMPLIANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE HABITOS SAUDÁVEIS.
*VALORIZAR A HIGIENE QUE SE DEVE TER COM OS ALIMENTOS PARA SE OBTER UMA BOA SAÚDE.
*PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA/ CONFECÇÃO DE UM LIVRO.
*INTRODUÇÃO DA LETRA L/ PALAVRAS E FRASES.

3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES EMITINDO OPINIÕES EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA QUE VIVE EM SOCIEDADE DE FORMA PARTICIPATIVA.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS VISANDO O AUTO-CONHECIMENTO E DO OUTRO. TRABALHAR A AUTO-ESTIMA RESGATANDO A IMPORTANCIA DOS VALORES.
*ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES.
*COMPREENDER AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE OS ANIMAIS.
*TER CONHECIMENTOS SOBRE AS DOENÇAS CAUSADAS POR DIFERENTES ANIMAIS, SEUS SINTOMAS E COMO EVITAR ( VERMINOSES MAIS COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS)
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.

4. DESENVOLVIMENTO / FASES:
*HISTÓRIA: 'LUVA LULU"


*RODA DE CONVERSA/ CONVERSA INFORMAL
*MUSICA: LUVA LULU
*CONFECÇAO DE UM LIVRO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS.
*ATIVIDADES NO CADERNO E CARTILHA.
*INTRODUÇÃO DA LETRA L
*PESQUISA SOBRE OS ANIMAIS E DOENÇAS CAUSADAS POR ELES.
*COMENTARIOS SOBRE AS DOENÇAS, SINTOMAS E PREVENÇÃO..
*DRAMATIZAÇÃO.

5. ATIVIDADES PREVISTAS / DIAS :


1º DIA - 31 DE MAIO DE 2011

*HISTÓRIA DO DIA: 'LUVA LULU'
*CONVERSA INFORMAL/ RODA DE CONVERSA
*CONFECÇÃO DO LIVRO - PRODUÇÃO COLETIVA ( 1ª PARTE).
*ANIMAIS DOMÉSTICOS
*ATIVIDADES NA CARTYILHA COM A LETRA L ( LUVA LULU)

NOITE: "DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA"
            PALESTRA COM O  JUIZADO DA INFANCIA E JUVENTUDE.
            APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FEITAS PELAS CRIANÇAS.

2º DIA - 01 DE JUNHO  DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO "LUVA LULU' - PRODUÇÃO COLETIVA ( 2ª PARTE)
*ATIVIDADES NA CADERNO E CARTILHA. - LETRA L
*MUSICA: "A LUVA LULU" - LETRA L
*LISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

3º DIA - 01 DE MAIO DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO "LUVA LULU" - PRODUÇÃO COLETIVA ( 3ª PARTE)
*ATYIVIDADES NO CADERNO COM A LETRA L.
*LISTA DEANIMAIS DOMÉSTICOS. DOENÇAS CAUSADAS POR ELES.
*ENSAIO PARA DRAMATIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE HISTÓRIA

4º DIA - 2 DE JUNHO DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO 'LUVA LULU' - PRODUÇÃO COLETIVA ( 4ª PARTE)
*LISTA DE ANIMAIS - DOENÇAS CAUSADAS POR ELES.
*ENSAIO PARA A DRAMATIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE HISTÓRIA
*ATIVIDADES NO CADERNO COM A LETRA L.

5º DIA - 3 DE JUNHO DE 2011
*CONFECÇÃO DO LIVRO 'LUVA LULU' -  REPAROS FINAIS
*LISTA DE ANIMAIS - DOENÇAS CAUSADAS POR ELES.
*APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO SOBRE O LIVRO DE HISTÓRIA
*APRESENTAÇÃO DOS LIVROS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS.

6. MATERIAIS UTILIZADOS: TEXTOS INFORMATIVOS PARA PESQUISA ANIMAIS E DOENÇAS
LIVRO DE HISTÓRIA: "LUVA LULU"
PAPÉIS VARIADOS. COLAGEM ,LÁPIS ,ALGODÃO

7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA HISTORIA, DRAMATIZAÇÃO, PRODUÇÃO ESCRITA DO LIVRO E DEMAIS ATIVIDADES
*CRIATIVIDADE  E EXECUÇÃO DAS  ATIVIDADES.
8. BIBLIOGRAFIA:
*PESQUISA NA INTERNET E LIVROS DIDÁTICOS
________________________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6 - PLANEJAMENTO

EEEF CLUBE DO BOSQUE
PROFESSORA: ALCIBERE VALENTIM DE OLIVEIRA
TURMA/ TURNO: 1º ANO A MATUTINO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CÓDIGOS E LINGUAGENS/ CIÊNCIAS DA NATUREZA
PERÍODO: 20 DE JULHO DE 2011 ATÉ 22 DE JULHO DE 2011
NÚMERO DE DIAS: 3 DIAS
NÚMERO DE AULAS: 12 AULAS

1. CONTEÚDO:
*HIGIENE E SAÚDE/ LEITURA E INTERPRETAÇÃO (REVISÃO)

2. DESCRIÇÕES/ OBJETIVOS:
*COMPREENDER A IMPORTANCIA DA HIGIENE PARA A NOSSA SAUDE, AMPLIANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE HABITOS SAUDÁVEIS.
*VALORIZAR A HIGIENE QUE SE DEVE TER COM OS ALIMENTOS PARA SE OBTER UMA BOA SAÚDE.
*PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA.
*REVISÃO DAS LETRAS ESTUDADAS/ LEITURAS E INTERPRETAÇÃO.

3. COMPETÊNCIA / HABILIDADES:
*COMPREENDER QUE A HIGIENE É IMPORTANTE PARA A NOSSA SAUDE, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DO ALUNO.
*DESENVOLVER A IMPORTANCIA DE SE CONHECER HABITOS SAUDAVEIS PARA UMA BOA SAUDE.
*VALORIZAR OS BONS HABITOS PARA A HIGIENE COM OS ALIMENTOS PARA SE OBTER UMA BOA SAUDE.
*REALIZAR ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS NAS MAIS VARIADAS LINGUAGENS.
*TRABALHAR A AUTO-ESTIMA ATRAVÉS DE MÚSICA E POESIA.

4. DESENVOLVIMENTO / FASES:


*VIDEO DO RATINHO (TV CULTURA)
*RODA DE CONVERSA/ CONVERSA INFORMAL SOBRE HIGIENE E SAÚDE
*MUSICA DO RATINHO BANHO BOM, ESCOVANDO OS DENTES, LAVA AS MÃOS
*LEITURA E INTERPRETAÇÃO.
*REVISÃO DE LETRAS ESTUDADAS.

5. ATIVIDADES PREVISTAS / DIAS:

1º DIA - 20 DE JULHO DE 2011
*CIÊNCIAS:
*VÍDEO E MÚSICA DO RATINHO (TV CULTURA) - BANHO BOM, ESCOVANDO OS DENTES, LAVA AS MÃOS
*CONVERSA INFORMAL/ RODA DE CONVERSA SOBRE O ASSUNTO
*REPRESEBTAÇÃO DA HIGIENE ATRAVÉS DE DESENHOS E UM PEQUENO TEXTO COLETIVO.
*HIGIENE - OBJETOS DE HIGIENE.
*LÍNGUA PORTUGUESA:
*ATIVIDADES DE REVISÃO COM A LETRA P (PASTA), S (SABONETE)
*MURAL COM DIFERENTES MARCAS DE PASTAS.

2º DIA - 21 DE JUNHO DE 2011
*MATEMÁTICA:
*ATIVIDADES DE CONTAGEM/ SOMA COM OBJETOS DE HIGIENE.
*NUMERAIS/ ESCRITA DE NUMERAIS.
*ANTECESSOR E SUCESSOR.
*CIÊNCIAS:
*HIGIENE - COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO, REVISANDO O VÍDEO E AS MÚSICAS APRESENTADAS/ RODA DE CONVERSA.
*VÍDEO: FESTA DOS DENTINHOS
*MONTAGEM DE UM CARTAZ SOBRE A HISTÓRIA.
*CONFECÇÃO DE UM LIVRO DE HISTÓRIA COLETIVO.

3º DIA - 22 DE JULHO DE 2011
*PORTUGUÊS:
*CONFECDÇÃO DE UM LIVRO DE HISTÓRIA: 'FESTA DOS DENTINHOS'
*MATEMÁTICA:
*ATIVIDADES DE CONTAGEM/ SOMA COM OBJETOS DE HIGIENE.
*NUMERAIS/ ESCRITA DE NUMERAIS.
*ANTECESSOR E SUCESSOR.
*HISTÓRIA:
*HIGIENE EM CASA/ FAMÍLIA


6. MATERIAIS UTILIZADOS: TEXTOS INFORMATIVOS PARA PESQUISA ANIMAIS E DOENÇAS
LIVRO DE HISTÓRIA: "LUVA LULU"
PAPÉIS VARIADOS. COLAGEM, LÁPIS, ALGODÃO

7. AVALIAÇÃO:
*ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO DIRETA, PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
*PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA HISTORIA, DRAMATIZAÇÃO, PRODUÇÃO ESCRITA DO LIVRO E DEMAIS ATIVIDADES
*CRIATIVIDADE E EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES.
8. BIBLIOGRAFIA:
*PESQUISA NA INTERNET E LIVROS DIDÁTICOS

Nenhum comentário: